Loading…

BEIRA MAR HOUSE

Inserida num dos bairros mais típicos e consolidados de Aveiro (Bairro da Beira Mar), esta moradia surge como resultado de uma apaixonada e desafiante reforma, uma reforma que pretende devolver à cidade e aos seus usuários um estilo de vida, livre e em contacto com o espaço exterior, com o barulho das gaivotas e com o cheiro da maresia, com a cor do céu e o verde da vegetação.

Implantada numa parcela de 30metros de comprimento por 2,5metros de largura, formalmente assume-se como um corredor habitável, corredor esse que, desde o momento da entrada, vai sendo preenchido por momentos, de escuridão, de luz, de surpresa, de descoberta, de compressão e de desafogo… o pátio tardoz!

Com materiais sóbrios e elementares, betão, revestimos funções básicas e essenciais, o chão que pisamos e o volume que alberga as casas de banho e zona de serviços, e com gesso cartonado de tonalidade verde escura, revestimos e protegemos o antigo edifício, vestindo-o a rigor para o seu novo e revigorado ciclo de vida.

Se por um lado pretendemos um ambiente escuro e intimista no interior, por contraste conceptual e prático, o exterior é branco, uma superfície propositadamente reflectora que inunda a casa de luz, ora difusa e macia, ora directa e dura, como o reflexo dos vários estados de espírito de quem ali habita.

Programaticamente situamos no piso térreo todas as funções sociais, em contacto directo com o pátio tardoz da casa, enquanto que o piso superior ficou reservado para os dois quartos e para um solário, visualmente protegido dos olhares indesejados por uma cortina vegetal.

Uma casa que foi projectada para ser vivida no resguardo da intimidade e na frescura do exterior, em sintonia com o passado e com um profundo respeito pelo futuro.

_____

Agradecimentos especiais à Ferreira de Sá e à Galeria de arte Nuno Sacramento


cliente. confidencial
local. Aveiro . Portugal
área bruta. 131 m2
estado. construído
ano. 2018
modelo. Bruna Correia

/


weixin

gooood

ambientes

metalocus

my house idea

plataforma arquitectura

weandthecolor

airows

diário imobiliário

bons rapazes

decor punk

urdesign

archdaily

amazing architecture

archdaily br

casa viva
Por favor insira um endereço de e-mail válido.
Deve autorizar a recolha e tratamento dos dados recolhidos.




todos os projectos © Paulo Martins . Arquitectura & Design 2019 não é permitida a reprodução sem o expresso consentimento por escrito do paulo martins.  Política de Privacidade | Política de Cookies